Domingo, 11 Março, 2018 - 09:28

1ª Edição do Festival Ibérico do Javali

No fim-de-semana de 23 a 25 de Fevereiro, a FENCAÇA teve a honra de participar e colaborar com o Município de Reguengos de Monsaraz e a União de Freguesias do Campo e Campinho, na 1ª Edição do Festival Ibérico do Javali, que se realizou em São Marcos do Campo. Este evento contou com várias atividades ligadas à Caça, Gastronomia e Cultura.

O dia 23, inauguração do certame, teve início com o colóquio sob o titulo “O Javali e os seus impactos no ecossistema e na gastronomia “, contou com a abertura e boas vindas por parte do Sr Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz - José Calixto e da Sra. Presidente da União de Freguesias de Campo e Campinho – Gabriela Furão, onde salientaram a importância que este evento tem para a região e a relevância que o Javali tem na gastronomia local.

Entre os oradores constaram o João Cordovil da Herdade da Contenda, que falou sobre a gestão da caça maior na herdade e a sua conciliação com a exploração pecuária, Jacinto Amaro (FENCAÇA) focou a importância da gestão das populações de Javali, pelas alterações notórias que as mesmas têm vindo a sofrer, tanto no aumento desmesurado das suas densidades, quer pelas suas migrações para as áreas mais humanizadas, originando problemas graves a vários níveis, segurança rodoviária, saúde pública entre outros. Focou ainda a questão da transmissão de doenças desta espécie e as ações que se estão a desenvolver no sentido de salvaguardar a sanidade animal e dos consumidores desta carne de caça.

Contou-se ainda com a presença das investigadoras do INIAV, Mónica Cunha e Margarida Duarte que vieram apresentar e divulgar as atividades que se encontram a decorrer no âmbito do trabalho do Grupo +Coelho, no estudo e combate à doença hemorrágica vírica do Coelho Bravo.

Para finalizar não devemos esquecer de referir a participação de Jorge Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz que moderou e bem este Colóquio.


Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos