Segunda, 26 Junho, 2017 - 15:08

Atribuição da Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Despacho n.º 5563/2017 (Diário da República n.º 121/2017, Série II de 2017-06-26)

· SUMÁRIO

Atribuição da Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à FENCAÇA - Federação Portuguesa de Caça, em reconhecimento pelo seu valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e valorização do mundo rural

· TEXTO

Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização do mundo rural.

Fundada em 10 de outubro de 1992, enquanto entidade representativa das zonas de caça associativas, a FENCAÇA foi a primeira federação de caçadores, de âmbito nacional, criada com o objetivo de apoiar e fomentar o início do processo de ordenamento cinegético do território português.

A FENCAÇA veio, a partir de 2000, a constituir-se como Federação Portuguesa de Caça, alargando o seu âmbito de atuação à representação das zonas de caça turística e das zonas de caça municipais.

Congregando cerca de 1.000 associados titulares de concessões de zonas de caça e representando cerca de 100.000 caçadores, é uma instituição que tem vindo sistematicamente a trabalhar em prol da defesa e promoção do ordenamento cinegético, defendendo a caça como fator de desenvolvimento rural e de promoção da biodiversidade através da realização de inúmeras iniciativas públicas.

Parceiro ativo do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na definição das políticas do setor, a FENCAÇA tem sido uma permanente defensora do associativismo como forma de gestão do território cinegético e da formação dos agentes do setor.

A FENCAÇA assumiu igualmente competências na dimensão da caça enquanto modalidade desportiva, tendo-se constituído como entidade organizadora do Campeonato Nacional que promove o apuramento da Seleção Nacional que representa Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade.

Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria n.º 294-A/2016, de 25 de novembro, que estabelece o regime de atribuição da Medalha de Honra, concedo a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à FENCAÇA - Federação Portuguesa de Caça, em reconhecimento pelo seu valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e valorização do mundo rural.

1 de junho de 2017. - O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

Link: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/107561674/details/4/maximized?serie=...

Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos