Quarta, 7 Junho, 2017 - 15:24

A FENCAÇA congratula-se com o êxito do II CONGRESSO IBÉRICO DE CAÇA E CONSERVAÇÃO

Só foi possível alcança-lo com o trabalho e dedicação de todos.

Os painéis temáticos tinham a qualidade nunca vista em Portugal, onde estavam os melhores investigadores de Portugal, Espanha e Itália. Aos moderadores podemos atribuir nota máxima e os Congressistas estavam atentos e interessados.

Estiveram representadas todas as Organizações que de uma forma ou de outra representam o sector da caça: além da FENCAÇA entidade organizadora com a Federação Extremenha de Caça, estavam representadas ao mais alto nível a ANPC, CNCP, FCBI, FCA, CPM, SCI e CIC, no domínio da agricultura, a CONFAGRI esteve representada pelo seu Presidente, o Comendador Santos Gomes. Os nossos patrocínios, em primeiro lugar a Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT, na pessoa do seu Presidente Dr. Ceia da Silva, a quem não temos palavras que cheguem para lhe agradecer pelo apoio prestado, bem como à sua colaboradora “incansável e competente” Teresa Godinho, e aos técnicos de som, José Carlos Louro e César Motaco, que foram inexcedíveis. O Banco Montepio, representado pelo meu querido amigo Dr. Carlos Beato, a CA Seguros representada pelo Eng.º Lino Afonso, à Delta com as suas duas máquinas de apoio ao Congresso de café de qualidade e a Adega Cooperativa da Vidigueira Cuba e Alvito com o seu espumante de beber e chorar por mais.

Tivemos no campo político uma representação ao mais alto nível: a Comissão de Agricultura da Assembleia da Republica, composta pelo Sr. Presidente Eng. Joaquim Barreto, a Deputada do CDS, Eng.ª Patrícia Fonseca o Deputado do PCP, Dr. João Ramos e um representante dos Verdes, Tiago Aldeias.

Por fim a presença mais aguardada e preciosa, a do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Capoulas Santos, na sexta-feira no final do primeiro dia do Congresso, onde entregou a medalha de Honra da Agricultura à FENCAÇA. Seguiu-se o Jantar Comemorativo dos 25 Anos da FENCAÇA, onde se procedeu à entrega de lembranças de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido enquanto responsáveis políticos pelo Ministério da Agricultura ao Dr. Capoulas Santos, ao Dr. Arlindo Cunha, ao Dr. António Serrano e ao Eng. Carlos Duarte.

Também foram distinguidos com lembranças os jornalistas Dr. Miguel Sousa Tavares e o Dr. José Manuel Barata Feio pelo seu trabalho na imprensa a favor da caça

No sábado o encerramento esteve a cargo do Sr. Secretario de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Vieira, que muito nos honrou a sua presença e pelo Presidente do Governo da Extremadura, D. Guillermo Fernández Vara.

Esteve entre nós nos dois dias, o Secretário-geral da FACE – Federação das Associações de Caçadores da Europa, o Dr. Ludwig Willnegger, no apoio aos caçadores portugueses no trabalho que vai desenvolvendo junto do Parlamento Europeu.

O Ex. Sr. Presidente do ICNF, Eng. Rogério Rodrigues, marcou presença no jantar e no encerramento do Congresso num claro apoio ao sector da caça, bem como o Eng. Gonçalo Lopes, Chefe de Divisão dos Recursos Cinegéticos e Aquícolas, englobando todo este reconhecimento a todos os Técnicos do ICNF presentes.

Não podia terminar sem agradecer o grande trabalho desenvolvido pelo apresentador de serviço, Dr. João Galinha Barreto, bem como todo o staff da FENCAÇA que foi inexcedível.

Um agradecimento especial ao Drº João Ribeiro Lima vice-presidente do INIAV pelo apoio e presença no Congresso.

Ao Évora Hotel, desde o seu Director Miguel Brayner, a Coordenadora Cláudia Carneiro e todos os funcionários, cinco estrelas.

A todos, e sem excepção, o meu muito OBRIGADO pela contribuição que trouxeram ao maior evento cientifico cinegético alguma vez realizado em Portugal.

MUITO OBRIGADO

O Presidente da Fencaça,

Jacinto Amaro

Acesso Restrito

Necessita registar-se para visualizar os anexos